Páginas

Pesquisar este blog

30 maio 2008

As grandes decisões da vida


____________________________________________

Quais são as grandes decisões que tomamos durante a vida. Talvez elas comecem quando tomamos a decisão de arriscamos a dar a primeiro passo sozinho, e nossos pais ficam lá olhando a gente naquela expectativa se vamos conseguir ou não. Mas isso não importa muito para eles, o que importa é a iniciativa que tomamos.
Pouco tempo se passa e a gente começa a encontrar ou desafios, com ir para a escola e encontrar um mundo completamente diferente.

Primeiramente a gente estranha, acho que é assim com todo mundo. Dá aquele medo, um receio de dar tudo errado, e só pelo fato da sua família não estar por perto pode ser apavorante. Mas a gente se acostuma. Começamos a ter uma vida social. Sim nossa vida social começa ai, e se se tiver sorte fará amigos, e se souber cuidar deles vai carregá-los consigo o resto da vida. Eu adoraria listar o nome dessas pessoas aqui, mas não seria justo porque eu poderia esquecer alguém, e ia me sentir triste por isso.

Histórias do tempo do colégio eu tenho várias, a maioria são hilárias e relembra-las é muito bom, ainda mais quando juntamos todo o pessoal daquela época e começamos a conversar.

Sinto saudade do colégio, acho que todo mundo sente.

No colégio é onde vivenciamos o nosso primeiro amor, pelo menos acho que é assim com a maioria das pessoas. Eu não faço idéia de quantas vezes me apaixonei, e até aquela paixonite por uma professora eu já tive.

E é ai que a gente tem a nossa primeira namorada, essa é uma das maiores decisões da sua vida e da pessoa que está ao seu lado. É tudo tão mágico, o primeiro relacionamento, o primeiro beijo, a primeiras juras de amor e o desejo que seja eterno.

Nós somos tão tolos quando somos jovens, e achamos que nunca vamos cair. E é ai que vem o fim do primeiro relacionamento. Quando acontece parece que o chão está longe, a dor que se sente é uma dor que nenhuma arma pode te causar, mas mesmo assim você não morre. A gente levanta mesmo não acreditando que a gente possa continuar em frente, mas muita gente fica ao seu lado te prestando apoio e te dando força (se tiver amigos, mas amigos de verdade é incrível o que eles fazem por você, até sequestrado eu já fui quando estava triste).

A gente segue em frente e se sente mais forte, praticamente inabalável, achando que nunca mais isso vai acontecer com você, e se acontecer vai ver com outros olhos. E você se ilude, você encontra outro alguém e tudo se repete. Isso pode acontecer mais algumas vezes, e realmente a gente fica mais forte. De certa forma a gente começa a ver que em relacionamento, não basta você amar a outra pessoa, você tem de ser amado, não adianta a gente não aceitar o fim, seria pior se continuasse como uma mentira.

E ai pensamos em um momento de raiva, eu quero esquecer esse alguém, não quero me sentir assim. Como somos tolos, pensamos só na tristeza e esquecemos do que se passou, os momentos felizes, as risadas, os choros, abraços, momentos os quais foram únicos, a música que lembra aquela pessoa, você deitado no colo dela e ela deitada no seu. A gente esquece tudo isso, e pode magoa muito essa pessoa se agir com raiva e irá. Então repensem antes de fazer isso, por que eu já o fiz uma vez, e perdi o contato com uma das pessoas mais incríveis que conheci na minha vida, mas hoje em dia ela não é a mesma pessoa, na realidade acho que não somos.

O colégio acaba e duas coisas acontecem. A primeira coisa é que uma outra fase da sua vida começa, mas existe uma dúvida. Que faculdade escolher? Hoje em dia existem tantos cursos, tantas opções que a gente nem sabe o que escolher para a gente, eu mesmo já fiz veterinária e desisti por que não me encontrei no curso, e fui me encontrar no curso de Jornalismo. Essa decisão para mim é uma das maiores decisões, pois o que você escolher vai seguir consigo o resto de sua vida, então tem de ser algo prazeroso. A segunda é que os laços que você fez no colégio podem se perder, e você perde contato com muitas pessoas, é meio triste, pois depois de um tempo você encontra aquelas pessoas e vocês mal se falam. Mas os que você tiver contato sempre vão estar presentes não importa onde você esteja. Meus amigos estão em estados diferentes e a gente se vê por que somos muito amigos, e isso é bom, porque parece que vai ser para sempre (ai vem àquela imagem de você velinho e seus amigos em volta, seria muito engraçado).

A faculdade começa e você aprende que tem de aprender tudo de novo, só que tudo de forma especializada, nossa eu mudei completamente o modo de escrever, isso por que faço Comunicação. Imaginem um médico.

Depois da faculdade a gente começa a formar uma vida independente (pelo menos a gente acha não é), a gente começa a morar sozinho e começa a ter vários deveres a cumprir, como pagar contas, comprar certas coisas, cozinhar, lavar, passar.

Por fim você encontra alguém, aquela pessoa especial, que nem os sonhos poderiam te dar (sonhar faz parte) e vocês se casam e tudo começa mais uma vez. Pelo menos eu acho, já que não sou casado.

E por fim a maior decisão de todas, ter um filho. Acho que nada no mundo se compra a isso. Deve ser incrível, pois a sua vida que já era cheia de decisões começam a ter um sentido, maior do que viver. Você começa a viver por ele, e fica esperando o primeiro passo, a primeira vez que ele vai para o colégio, a primeira namorada, o primeiro termino de namoro, que ele vai chorar com você, a escolha da faculdade, ele vai morar sozinho, ele(a) vai ter um filho e você vira avô/ó ... a vida é surpreendente.

Muitas dessas coisas eu ainda quero viver... e só sei que é assim porque meus pais me contaram.



Nunca temas as grandes decisões!

Viví minha vida e os meus dias,
Sem um sentido que justificasse estar junto a alguém,
Quando já não mais existia sentimentos.
O amor não precisa de uma certidão assinada,
Como prova de um pacto comercial, uma troca.
Isso não nos garante a felicidade,
A alegria e a cumplicidade da vida a dois.
Viví grandes perdas, situações absurdas,
Sofrí no corpo e na alma!
Mas, temia tomar a minha decisão,
O que a razão me mandava fazer,
Por ser o mais sensato e correto!
Colecionei cicatrizes, dores morais,
Magoas que, de tão profundas,
Ficaram tatuadas em mim,
E sei que será impossível perdoar ou esquecer.
Mais o meu amor-próprio falou mais alto.
Em determinada época da minha vida,
Ficou insustentável continuar a sofrer...
Era chegada a hora!
Não havia mais jeito de tolerar o intolerável,
Aceitar uma situação, que no fundo,
Tinha cheiro de tragédia final!
Era decidir, ou decidir!.
E eu fiz a minha escolha, não sei se certa ou errada,
Mas, era a única chance de poder viver aliviada.
Hoje sou um pássaro livre!
Já não tenho asas cortadas...
Hoje, posso viajar em infinitos sem barreiras,
Desvendar horizontes novos,e sem limites.
Posso sonhar, e não ter medo de amar.
Posso ser eu mesma,
E nunca mais terei medo de grandes decisões,
Se as mesmas vierem para libertar-me de cativeiros,
Ou de situações que me sejam desagradáveis!
Hoje sou uma mulher sem medos, sou completa e feliz!
Eu sou livre para voar!


Cida Borges

3 comentários:

Luciano PR disse...

Muito bom o texto manim... cada vez mais vejo que vc está na facul certa!

Eh isso ai

Anônimo disse...

Agradeço por postar meu texto, dando os créditos. Obrigada de coração.

PS: A grande decisão a que o poema se refere, foi o meu pedido de divórcio, quando já não aguentava mais sofrer.
Beijos

Anônimo disse...

… Unbelievable , but I just found software which can do all hard work promoting your thelastsongtoyou.blogspot.com website on complete autopilot - building backlinks and getting your website on top of Google and other search engines 1st pages, so your site finally can get laser targeted qualified traffic, and so you can get lot more visitors for your website.

YEP, that’s right, there’s this little known website which shows you how to get to the top 10 of Google and other search engines guaranteed.

I used it and in just 7 days… got floods of traffic to my site...

…Well check out the incredible results for yourself -
http://autopilot-traffic-software.com

I’m not trying to be rude here, but I believe when you find something that finally works you should share it…

…so that’s what I’m doing today, sharing it with you:

http://autopilot-traffic-software.com

Take care - your friend George

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...