Páginas

Pesquisar este blog

15 janeiro 2009

Tudo sobre os Simpsons



Historia de Os Simpsons


Os Simpsons é uma série animada de TV produzida pela Gracie Films para a Twentieth Century Fox e a Fox Network. Começou como uma série de vinhetas para o "Tracey Ullman Show" em 19 de abril de 1987, e estreou como série em 17 de dezembro de 1989, no horário nobre, às 8 da noite. A série foi exibida regularmente aos domingos a partir de 14 de janeiro de 1990. As temporadas Dois, Três, Quatro e Cinco foram exibidas pela Fox às quintas-feiras, também no horário de 8 da noite, antes de retornar aos domingos, a partir da Temporada Seis. Por um curto período de tempo, Classic Simpsons foi exibido, às 7 da noite, numa extinta programação de comédia programada para o inverno de 1995.

As Temporadas Um, Dois e Três foram animadas pela Klasky-Csupo (pronuncia-se "CLASQUI CHUPO"), que também animou as vinhetas de Tracey Ullman. As temporadas seguintes foram animadas pela Film Roman, em parceria com os estúdios de animação Akom Production Company, Anivision, e Rough Draft Studios na Coréia.

A família Simpson foi criada em cerca de 15 minutos por Matt Groening enquanto este esperava na recepção do escritório de James L. Brooks, uma história confirmada pelo próprio Groening em uma entrevista à Oprah Winfrey.

A produção de Os Simpsons como uma série começou em abril de 1989.

Os Simpsons - "uma mina de dinheiro"

Os Simpsons (The Simpsons) se transformaram em uma verdadeira mina de ouro. Altamente satírico, o seriado critica a sociedade americana como um todo. Tem como alvos principais a classe média e a mediocridade americana. Os Simpsons já se tornaram uma lenda - uma série pra lá de cult, que não pára de arrebatar fãs pelo mundo à fora. Além de ser o desenho animado que há mais tempo é apresentado em horário nobre, os Simpsons derrubaram a concorrência e, atualmente, lideram o ranking das comédias com maior número de temporadas, também, é claro, em exibição no horário de maior audiência da TV. Atualmente é uma das marcas de maior sucesso no mudo do entretenimento. Tudo começou em 1987, quando americano Matt Groening produzia tiras (Cartoons), intituladas de "Life in Hell", que eram publicadas em diversos jornais dos Estados Unidos. Um dia foi chamado por James Brooks, para participar do conhecido programa de TV a cabo chamado "The Tracey Ullman Show". Quando foi se encontrar com James Brooks, Matt aguardava a reunião na sala de espera, pensando no que ia apresentar, pois inicialmente iria levar seus personagens do Life in Hell e fazer sua versão animada dos quadrinhos. Enquanto esperava pensou que isso poderia dar errado e preferiu não arriscar usar seus personagens e colocar tudo a perder. Então, nos quinze minutos em que estava na sala de espera criou a família, que mais tarde iria se tornar o desenho animado mais bem sucedido da história: Os Simpsons (The Simpsons).
Vamos dar os Nomes!

Para nomear seus personagens recém criados usou nomes de seus familiares: Homer seu pai, Margaret (Marge) sua mãe, Lisa e Maggie suas irmãs, e Bart era um anagrama de "Brat", que significa "Pirralho, Fedelho". O sobrenome Simpson é uma escolha natural para a família, pois o nome Simpson se traduz literalmente como "filho de um Simpleton". Com o contrato assinado começou a desenvolver e criar as vinhetas que demoravam cerca de um mês para ficarem prontas. Cada episódio tinha apenas 30 segundos. A equipe de animadores dos curtas era formada por: David, Wesley Archer, Bill Kopp e Tim Berglind. Os curtas do The Tracey Ullman Show, duraram 3 "temporadas", num total de 48 episódios, de 1987 até 1989. O primeiro episódio de longa metragem de Os Simpsons, foi "Simpsons Roasting on an Open Fire (no Brasil o episódio foi intitulado de "O Prêmio de Natal") e foi exibido pela primeira vez em 17 de dezembro de 1989, um especial de Natal de meia hora. O episódio rendeu tanta audiência, que o canal Fox decidiu que Os Simpsons poderiam dar uma boa série de televisão, e então fecharam contrato para a produção da primeira temporada em 1990. Os Simpsons se tornaram uma série regular em 14 de janeiro de 1990 com "Bart the Genius" (no Brasil "Bart o Gênio"), seguido de mais 11 episódios de aproximadamente 20 minutos. Com o fim da primeira temporada Groening e sua equipe começaram a bolar a próxima temporada. A série estreou no Brasil em 1991, no Rede Globo, e era exibido nas tardes de sábado. Os Simpsons moram em Springfield. Homer, o chefe da família, trabalha como inspetor de segurança numa usina de energia nuclear, enquanto Marge, sua esposa, tenta manter a paz no lar e zelar pelos três filhos: Bart (travesso o bastante para os seus 10 anos de idade), Lisa (a filha inteligente e vegetariana que toca saxofone) e Maggie (que expressa suas emoções através da chupeta). Além da família Simpsons, a série conta com um rico e, por vezes peculiar, universo de personagens que habita Springfield. Springfield é um lugar fictício. Matt Groening disse que escolheu esse nome porque é um dos nomes mais comuns de cidades americanas (existem 121 Springfields nos Estados Unidos). Mas também se deve ao fato de Groening, quando criança, achar que Springfield era a cidade mais próxima da sua casa em Portland, Oregon. O humor inteligente, que satiriza os fatos do cotidiano contribuiu para que a série fosse aclamada pela crítica, obtendo diversos prêmios ao longo de sua história. E são um sucesso total depois de tanto tempo.

Cronologia da série

Ano Evento
1955 Nasce Homer (10/05/1955)
1956 Nasce Marge (1 ano após Homer.)
1974-1975 Homer e Marge vão para a Faculdade
1980 Homer e Marge se casam; Homer arranja o emprego na Usina; nasce Bart
1983 Os Simpsons se mudam para o Evergreen Terrace; nasce Lisa
1989 Nasce Maggie; Homer e Marge fazem dez anos de casamento; Bola de Neve II se torna o gato da família após a morte de Bola de Neve I; O Ajudante de Papai Noel se torna o cão da família.

De acordo com o "Simpsons Fun Calendar" (1993), Maggie nasceu em 19 de agosto de 1985 e Bart em 17 de dezembro de 1979. Estes calendarios são produções de MG, e por isso não podem seguir as contínuas alterações que os escritores fazem na série. De qualquer maneira, do ponto de vista de MG, estas datas são aproximadamente corretas, considerando as primeiras exibições das vinhetas de Tracey Ullman e ao fato de que MG estabeleceu que os personagens não envelhecem.


Porém, isto é inconsistente com UFA, outra produção de MG que infelizmente não é consistente com a série. Lá diz-se que Bart nasceu em 1 de abril de 1980. Este trabalho parece ter sido escrito antes do final da Temporada Três, porque contém muitas inconsistências com episódios dessa temporada, como "I Married Marge". E, de acordo com os eventos olímpicos ocorridos na época do seu nascimento, em "Lisa's First Word", Lisa nasceu em 2 de agosto de 1984. Nesse episódio, Homer carregava um jornal cuja data parecia março.


Mais confusões: Bart diz que é dois anos e trinta e oito dias mais velho que Lisa em "My Sister, My Sitter", o que faria a data de nascimento de Bart ser 25 de junho de 1982.

Parece que os produtores decidiram ignorar, a partir da Temporada Cinco, certas referências de continuidade e por isso, LISA decidiu fazer o mesmo e ignorar a continuidade da série daqui em diante, quando tais referências interfiram com fatos antigos.


Você Sabia?


* Os Simpsons é o desenho animado de maior longevidade na história da televisão nos Estados Unidos. Tem, ao todo, 19 temporadas e mais de 380 episódios desde sua estréia. Com uma renovação, Os Simpsons deverá ultrapassar a marca dos 400 episódios, se tornando a segunda comédia a mais tempo no ar (perdendo apenas para Ozzie & Harriet, que teve 435 episódios).

* Em 14 de janeiro de 2000, a série ganhou uma Estrela na Calçada da fama em Hollywood.

*
A série é vista em mais de 100 países.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...