Páginas

Pesquisar este blog

17 março 2010

Chocolate...

A palavra chocolate provem da língua náhuatl "xocólatl" e significa "água amarga", você se surpreendeu...é o mais lógico, se consideramos que quase todas as pessoas estamos acostumados a achar que o chocolate é doce.  O origem do significado simplesmente se relaciona a que no México Prehispânico o chocolate se bebia em forma liquida e sem acrescentar algum ingrediente para adocicar, exceto nas classes mais altas.  Um grande bebedor de chocolate era o Imperador Moctezuma.

O chocolate se extrai do cacau e ele começo a ser plantado pelos mayas faz mais de dois mil anos.  de fato, foi na cultura maya aonde se iniciou a costume de utilizar as sementes de cacau como moeda, mesma coisa fizeram os Aztecas, eles chegaram a valorizar de tal forma que o converteram na base do seu sistema monetário.  Por exemplo um zontli equivalia a 400 gramas de cacau, o xiquipilsimbolizava 20 countles (uma cesta cheia ou oito mil grãos).

O cacau para os Aztecas era considerado um presente dos Deuses dado porQuetzalcóatl ou "Serpente com penas" quem foi enviado para a terra para trazer as primeiras sementes da arvore chamada cacaohaquáhuitl e dividi-las entre os humanos para que estes se deleitarem com suas propriedades de vitalidade e sabedoria.


Bem... para aquelas pessoas que acham que Chocolate faz mal, da espinha, engorda ou qualquer outra coisa. Bem, saiba que o chocolate faz bem a saúde. Delicie-se com essa descoberta científica que revela: o chocolate protege o coração, ajuda a prevenir o diabete tipo 2, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite. Hum... quero ver falar agora para eu parar de comer chocolate porque faz mal. Hahaha to comendo chocolate para fortalecer o meu coração. Mhuahuahua.


Pesquisa

"Os resultados de uma das pesquisas mais recentes sobre esse chocolateconfirmam que ele protege o coração. Realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o estudo revela que seu consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial.O trabalho avaliou 44 pacientes entre 56 e 73 anos, pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Durante 18 semanas parte deles consumiu 30 calorias diárias, ou 6,3 gramas de chocolate amargo, algo equivalente a um único pedaço de uma barrinha. Os demais participantes ingeriram o tipo branco.

Aqueles ínfimos 6,3 gramas da versão de gosto mais acre derrubaram a pressão que o sangue exerce sobre os vasos a máxima, ou sistólica, em 1,6 milímetros de mercúrio e a mínima, a diastólica, em 1 milímetro de mercúrio. Além disso, a prevalência da hipertensão problema que acomete cerca de 1 bilhão de pessoas no globo e é responsável por milhares de casos de infarto e derrame caiu de 86% para 68%.

A queda de cada 2 milímetros de mercúrio na medida da pressão máxima já diminui bastante o risco de morrer de AVC ou do coração, assegura o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No estudo alemão, provou-se ainda que tudo isso pode se dar sem alterações no peso e nas taxas de açúcar e gordura na circulação."

Bem... depois disso tudo... eu apensa desejo um boa pascoa para todos... e muito chocolate. (little seed) hahaha

see ya all... *_*

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...