Páginas

Pesquisar este blog

09 março 2009

O Bocejo

"Bocejo segundo a Wikipédia"

O bocejo é um movimento muscular que se produz tanto em animais como em pessoas.

Diz-se que normalmente o bocejo corresponde ao sono. Estudos científicos [1] recentes apontam que o bocejo está sim relacionado ao sono, no entando, conforme apontam as pesquisas, o bocejo é uma forma do organismo driblar o sono. Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.

O estudo citado anteriormente corrobora com as afirmações comuns de que o ato de bocejar está relacionado a momentos de baixo metabolismo do corpo.

O bocejo é muito encontrado nas artes em geral, como no desenho animado A Bela Adormecida, de Walt Disney. Na literatura também encontra-se uma grande quantidade de alusões ao dito fenômeno.

Ainda há o aspecto sobrenatural do bocejo. Determinadas crenças acreditam que o bocejo é a conexão das almas de cada pessoa. Quando uma pessoa boceja, o reflexo humano é de, em circunstâncias complexas, sem nenhuma percepção aparente, bocejar em resposta. A sobrenaturalidade pode ser observada quando em proximidades espaciais, mas sem nenhum contato direto, esse efeito ocorre.

Ao bocejar, movimenta-se diversos músculos da face, sendo, portanto, um excelente exercício aeróbico.


O bocejo é uma ação involuntária e muito contagiosa. Pesquisas recentes afirmam que esse mecanismo ocorre em fetos de 11 semanas de vida. Até certos animais, como cachorros, gatos e peixes, por exemplo, também bocejam. Se você bocejar enquanto estiver lendo esse post é simplesmente normal, por que o cerebro pode trazer imagens do se inconsciênte de bocejos e assim fazendo você bocejar... o que é muito bom, amo bocejar.
---x---
Quando uma pessoa boceja, abre bem a sua boca, permitindo a inalação de uma grande quantidade de ar. Ao realizar a inspiração, o pulmão se expande, os músculos abdominais são flexionados e o diafragma é contraído. O bocejo também provoca o aumento do ritmo do batimento cardíaco, elevando-o em até 30%.
---x---
Até hoje, não se sabe exatamente o que provoca o bocejo. Existem três teorias que tentam explicá-lo. A teoria física afirma que nós bocejamos para obter uma maior quantidade de oxigênio e eliminar um acúmulo de dióxido de carbono. Por esse motivo, segundo essa teoria, nós bocejamos bastante quando estamos em grupo, uma vez que muitas pessoas produzem uma maior quantidade de dióxido de carbono no ambiente.

A teoria da evolução prega que os nossos ancestrais já realizavam uma espécie de bocejo para mostrar os seus dentes e intimidar os outros, e que esse ato seria uma manifestação de confronto. Outra tese, e talvez a mais conhecida, é a de que o bocejo acontece em situações de tédio, fadiga ou cansaço. "Eu tento intimidar muito os outros então T__T"

Atualmente, não é possível explicar o porquê do bocejo ser provocado. Provavelmente, ele é um mecanismo necessário para o bom estado do corpo físico, visto que aumenta a quantidade de oxigênio e o ritmo dos batimentos cardíacos, no entanto, esses benefícios podem ser facilmente proporcionados com a atividade física. Desta forma, o bocejo ainda é um assunto a ser explorado.
---x---
Outro aspecto interessante é que, quando vemos e ouvimos alguém bocejar ou lemos algo sobre o bocejo – como este artigo – existe uma grande probabilidade de bocejarmos também.

Número de vezes que bocejei enquanto escrevia o post - uns 30 (bateu um soninho) =D



Um comentário:

Unknown disse...

Oi, tenho algumas alunas que bocejam durante a aula de localizada. de tudo que tentei encontrar sobre o assunto essae foi a melhor informaçao que obtive. há outras explicaçoes sobre esa fato? bocejar durante os exercicios????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...