Páginas

Pesquisar este blog

13 fevereiro 2009

Sexta - feira 13 - Como começou a surperstição


Hoje é a primeira sexta-feira 13 do ano, então resolvi pesquisar sobre a superstição do dia de hoje para escrever.

A origem das superstições remetem-nos as antigas religiões da Assíria, Babilônia, Egito, Grécia e Roma. São resquícios de práticas idólatras que já sãocondenadas pela Bíblia há muito tempo.

A origem da superstição da sexta-feira 13 está ligada à última ceia, da qual participaram treze pessoas e na crucificação de Jesus que ocorreu na sexta-feira seguinte.

Mas além da explicação católica, existem mais duas lendas para esta superstição.

Uma das lendas diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela começou a fazer reuniões regulares com outras onze bruxas e um demônio as sextas-feiras, sempre para rogar pragas sobre todos os humanos. Da Escandinava, a superstição rapidamente se espalhou por toda a Europa.

A outra lenda pertence a mitologia nórdica. No valhala, o palácio onde os deuses nórdicos moravam, houve um banquete para o qual tinham sido convidados doze deuses. Mas Loki, irmão de Thor era o deus do fogo e o símbolo da maldade, , apareceu sem ser convidado e começou uma briga na qual o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí surgiu a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Em outros lugares do mundo, existem superstições similares que envolvem o número treze. Por exemplo, na Espanha e na Grécia, o dia “azarado” é a terça-feira 13.

Um comentário:

Sally disse...

HAHAHAHAHHAHA!
sem graça! Teve a mesma idéia que eu! ;P

CABEÇAS VÃO ROLAR HOJE! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...